Ciclocidade lança dados sobre o perfil de quem usa bicicleta em SP

Ciclocidade lança dados sobre o perfil de quem usa bicicleta em SP

Nesta segunda-feira (21/9), véspera do Dia Mundial Sem Carro, a Ciclocidade, Associação dos Ciclistas Urbanos de São Paulo, lança os resultados da inédita pesquisa “Perfil de quem usa bicicleta na cidade de São Paulo”, realizada em parceria com a ONG Transporte Ativo, Observatório das Metrópoles, e com apoio do banco Itaú.

No total, foram aplicados 1.804 questionários entre 10 e 28 do último mês de agosto. Os entrevistados eram pessoas que estavam andando de bicicleta em todas as regiões da cidade, do centro à periferia, tanto em vias contempladas por ciclovias ou ciclofaixas quanto em ruas ainda sem infraestrutura.

Com relação à renda, quase 40% dos ciclistas da capital paulista ganham entre 0 (sem renda) e 2 salários mínimos (R$ 1.576). Sobre a faixa etária, quase 40% dos ciclistas têm entre 25 e 34 anos. Já os usuários de 35 a 44 anos compõem a segunda faixa etária mais presente, cerca de 27%. Mais de 70% dos usuários afirmam usar a bicicleta pelo menos 5 vezes por semana e que a bike é o principal meio de transporte para muitos paulistanos.

Quase 30% dos entrevistados pedalam há mais de 5 anos, enquanto 19% há menos de 6 meses. Ou seja, o alto número de novos ciclistas pode se dever à influência da expansão da malha cicloviária na cidade – nas áreas central e intermediária, praticamente 40% dos ciclistas começou a pedalar há menos de um ano. Dentre os entrevistados, 50% sugerem a implantação de mais vias exclusivas para ciclistas na cidade.

Compartilhar essa notícia


× Chat Online

Estamos offline.